sábado, 5 de junho de 2010

Facilitar o discurso*, a presença do professor no e-learning

Ao professor, neste modelo de e-learning, compete criar um ambiente propício a que o aluno se sinta confiante, seguro e valorizado. Esta condição é fundamental para que o aluno desenvolva uma atitude interactiva, colaborativa e de presença online.
Diversas actuações são exigidas ao e-professor para que contribua para o sucesso deste discurso. A criação de espaços de apresentação inicial, a disponibilização de informação própria que balize o contributo do aluno e lhe sirva de exemplo para o pretendido. Este espaço pode incidir sobre aspectos vão desde a partilha de informação pessoal, social e profissional, até á descrição de hobbies e interesses, passando pelo enunciar das motivações para frequentar o curso e o modelo e-learning.

Outro aspecto, por exemplo utilizado na UAB, é a criação de fóruns temáticos de debate tanto moderados pelo professor como pelos alunos. No entanto dada a inexperiência inicial dos alunos, entendo que a presença discreta do professor nos fóruns de alunos deve existir. Este enquadramento é para mim útil na medida em que pode ser monitorizada a motivação e o interesse do aluno pelos tópicos apresentados, ajudando a fomentar e manter altos índices de participação nos mesmos, para além de estimular a cooperação e interacção entre o aluno e o professor assim como entre o próprio grupo de alunos.

 
*Discurso, aqui considerado na acepção do American Heritage Dicionary (2000), citado por Terry Anderson (2004) “ processo ou capacidade de argumentação”.
 
(Reflexão elaborada a partir do texto de Terry Anderson (2004), disponibilizado na plataforma online da UAB)

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